sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Resumo

Texto:
Leitura, texto e sentido

1- Concepção de Leitura- Nessa discussão destacamos: O que é ler? Para que ler? Como ler? Independente da forma que essas perguntas sejam respondidas, mas sempre se levará em conta a leitura, decorrente da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adote.

  • Foco no autor- o leitor é passivo, tem que captar o pensamento do autor, ou seja, o autor é senhor absoluto de suas ações e de seu dizer. O texto, portanto, é um produto nesse processo.
  • Foco no texto- nesse processo, a língua é estrutura a partir de um público alvo, um sujeito determinado e sistematizado.  O leitor precisa apenas decodificar o código utilizado, para tanto ele necessita conhecer esse código. O texto então é um produto de decodificação de um emissor.
  • Foco na interação autor-texto-leitor-  esse é um processo interacional em que os sujeitos (autor, leitor) são atores que dialogam construindo e sendo construídos no texto. O sentido do texto é construído a partir da interação texto/sujeitos e não algo já pensado anteriormente. A leitura é, pois, uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, ou seja, uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor. Por isso, é exigido do leitor bem mais que o conhecimento do código lingüístico, uma vez que o texto não é mais um produto de decodificação de um emissor  a ser decodificado por um emissor passivo.
2- A interação: autor-texto-leitor- A leitura é concebida como o processo no qual o leitor realiza um processo ativo de compreensão e interpretação do texto, pressupondo dos seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto abordado, sobre o autor, dentre outros. Trata-se de uma atividade que implica estratégias de seleção , antecipação, inferência e verificação, sem os quais não há proficiência. 
  • Objetivos de leitura- é o que também regula a interação entre o conteúdo do texto e o leitor. São, pois, os objetivos que levam o leitor a se interagir com o texto, que determinam a maneira de leitura, se será em maior tempo eu em menos tempo, se com maior atenção ou com menor atenção, enfim. 
3- Leitura e Produção de sentido- Para tanto, é necessário levar em consideração os conhecimentos do leitor  , o que é fundamental para estabelecer a interação, com maior ou menor intensidade, durabilidade, qualidade.
A leitura e a produçãod e sentido são atividades orientadas por nossa bagagem sociocognitiva: conhecimento sobre a língua e sobre as coisas do mundo.

  • Pluralidade de leituras e sentidos- Considerar que cada leitor tem experiência e conhecimentos únicos implica aceitar uma pluralidade de leituras e de sentidos em relação a um mesmo texto. Sabendo que o sentido não está apenas no leitor, nem no texto, mas na interação autor-texto-leitor, é de fundamental importância que o leitor considere  na e para a produção de sentido as "sinalizações" do texto, além dos conhecimentos que possui.


4- Fatores de compreensão de leitura- A compreensão de um texto varia de acordo com as circunstâncias de leitura e depende de vários fatores, complexos e inter-relacionados entre si. Fatores relativos ao autor/leitor por um lado, ou ao texto por outro lado, podem interferir nesse processo, de modo a dificultá-lo ou facilitá-lo.
Esses fatores estão relacionados ao conhecimento dos elementos linguísticos, bagagem cultural, circunstâncias em que o texto foi produzido .




Referência Bibliográfica:


Koch, Ingedore V. Ellias, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. edição, São paulo: Contexto, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário