Leitura, texto e sentido
1- Concepção de Leitura- Nessa discussão destacamos: O que é ler? Para que ler? Como ler? Independente da forma que essas perguntas sejam respondidas, mas sempre se levará em conta a leitura, decorrente da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adote.
A leitura e a produçãod e sentido são atividades orientadas por nossa bagagem sociocognitiva: conhecimento sobre a língua e sobre as coisas do mundo.
4- Fatores de compreensão de leitura- A compreensão de um texto varia de acordo com as circunstâncias de leitura e depende de vários fatores, complexos e inter-relacionados entre si. Fatores relativos ao autor/leitor por um lado, ou ao texto por outro lado, podem interferir nesse processo, de modo a dificultá-lo ou facilitá-lo.
Esses fatores estão relacionados ao conhecimento dos elementos linguísticos, bagagem cultural, circunstâncias em que o texto foi produzido .
Referência Bibliográfica:
Koch, Ingedore V. Ellias, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. edição, São paulo: Contexto, 2006.
- Foco no autor- o leitor é passivo, tem que captar o pensamento do autor, ou seja, o autor é senhor absoluto de suas ações e de seu dizer. O texto, portanto, é um produto nesse processo.
- Foco no texto- nesse processo, a língua é estrutura a partir de um público alvo, um sujeito determinado e sistematizado. O leitor precisa apenas decodificar o código utilizado, para tanto ele necessita conhecer esse código. O texto então é um produto de decodificação de um emissor.
- Foco na interação autor-texto-leitor- esse é um processo interacional em que os sujeitos (autor, leitor) são atores que dialogam construindo e sendo construídos no texto. O sentido do texto é construído a partir da interação texto/sujeitos e não algo já pensado anteriormente. A leitura é, pois, uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, ou seja, uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor. Por isso, é exigido do leitor bem mais que o conhecimento do código lingüístico, uma vez que o texto não é mais um produto de decodificação de um emissor a ser decodificado por um emissor passivo.
- Objetivos de leitura- é o que também regula a interação entre o conteúdo do texto e o leitor. São, pois, os objetivos que levam o leitor a se interagir com o texto, que determinam a maneira de leitura, se será em maior tempo eu em menos tempo, se com maior atenção ou com menor atenção, enfim.
A leitura e a produçãod e sentido são atividades orientadas por nossa bagagem sociocognitiva: conhecimento sobre a língua e sobre as coisas do mundo.
- Pluralidade de leituras e sentidos- Considerar que cada leitor tem experiência e conhecimentos únicos implica aceitar uma pluralidade de leituras e de sentidos em relação a um mesmo texto. Sabendo que o sentido não está apenas no leitor, nem no texto, mas na interação autor-texto-leitor, é de fundamental importância que o leitor considere na e para a produção de sentido as "sinalizações" do texto, além dos conhecimentos que possui.
4- Fatores de compreensão de leitura- A compreensão de um texto varia de acordo com as circunstâncias de leitura e depende de vários fatores, complexos e inter-relacionados entre si. Fatores relativos ao autor/leitor por um lado, ou ao texto por outro lado, podem interferir nesse processo, de modo a dificultá-lo ou facilitá-lo.
Esses fatores estão relacionados ao conhecimento dos elementos linguísticos, bagagem cultural, circunstâncias em que o texto foi produzido .
Referência Bibliográfica:
Koch, Ingedore V. Ellias, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. edição, São paulo: Contexto, 2006.
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