quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Artigo de Opinião

Apenas Algumas Palavras

Democracia segundo Rousseau está embasada no contrato social, sustentada na vontade geral e completamente distante da corrupção. 
Para Marx a "verdadeira democracia" é inviável se está dentro dos limites de um "Estado político", pois depende da política não institucional e não formal.
Eu concordo com as duas visões de democracia e percebo que hoje no Brasil nós temos  uma democracia formal, que obriga os cidadãos a votar ameaçando-os com multas ou até prisões, bem como o regime autoritário reage com aqueles que não cumprem suas ordens.
Claro que não se restringe apenas a isso, ainda está fresco em nossa memória os casos de "mensalão", dinheiro em cuecas de políticos, desvios dos cofres públicos para "um caixa 2" que nada mais são que a temida corrupção. 
Se perguntarmos a qualquer pessoa a definição de democracia com certeza ela não saberia responder, ou mesmo teria alguma dificuldade para dar uma definição precisa sobre este termo.
Mas, se quisermos a definição de corrupção dessa mesma pessoa ela daria uma resposta, sem precisar pensar por muito tempo.
Isso porque os basileiros não vivem a democracia, a corrupção, porém, está diarimante presente na vida, no cotidiano de todos nós. 
Nessas eleições de 2010 presenciamos discursos pautados em ofensas e calúnias e pouca ênfase foi dada aos projetos de governo para os próximos quatro anos. No dia 31 de outubro seremos obrigados a votar naquele candidato menos pior. Teremos  que optar quem no mínimo não piore a situação do Brasil , pelo menos essa é a principal promessa dos dois candidatos à presidência  brasileira.
Para quem acredita em Deus o que resta é ter esperança e orar para que quem for eleito finalmente possa reger democraticamente o nosso país. E, para quem não acredita, bom, tenha esperança!!!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário